sábado, 9 de novembro de 2013

Algumas anotações sobre a Trindade - 2

Só para que se entenda um pouco mais: o Pai não é primeiro Deus para depois ser Pai... Ele só existe como Pai e ser Pai é o que faz o Seu existir; desse modo o Pai existe porque gera o Filho eterna e continuamente, como uma fonte, que só existe porque mana água.
Do mesmo modo o Filho, somente existe sendo total e continuamente gerado pelo Pai, como a água brota ininterruptamente da fonte.
Ainda da mesma maneira o Santo Espírito, que é a própria Geração, na qual o Pai gera e o Filho é gerado.
Poderíamos dizer assim: um é o Gerante, outro o Gerado, outro a Geração; um é o Amante, outro é o Amado, outro ainda é o Amor. Os três são eternamente eternos e cada um dos três é totalmente a divindade toda.
Um exemplo: eu não sou a humanidade toda: há bilhões de seres humanos além de mim, de modo que minha pessoa encarna apenas um mínimo modo de ser humano. Em Deus não: o Pai é todo Deus e toda Divindade está Nele completa e perfeitamente. O Filho é todo Deus e toda Divindade está totalmente Nele, completa e perfeitamente. Do mesmo modo o Santo Espírito: Nele está toda a Divindade, completa e perfeitamente.

Pense no Pai: Ele não somente é todo Deus, mas também possui toda a Divindade; do mesmo modo o Filho: somente Ele é todo Deus e somente Ele tem toda a Divindade! E o mesmo se pode dizer do Espírito Santo: Ele é total e perfeitamente Deus e toda a Divindade está totalmente Nele! Assim, os Três são total e absolutamente uma só Divindade, mas um é o Gerante, outro é o Gerado e outro, a própria Geração. Os Três são um só e os Três são totalmente diversos um em relação aos outros dois: na Trindade só um pode gerar, só um pode ser gerado, só um é a própria Geração, toda presente no Gerante e no Gerado, como o Amor que está todo no Amante e todo no Amado!


Um comentário:

  1. "um é o Amante, outro é o Amado, outro ainda é o Amor".
    Grata Dom Henrique, (do coração), por poder ler tais palavras...

    Que o canto do meu batismo se renove, a cada vez que eu recitar o Credo.

    O Senhor seja convosco.
    =)

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!