domingo, 23 de março de 2014

III Domingo da Quaresma: Jesus, o verdadeiro poço donde brota o Espírito da Vida

Ex 17,3-7
Sl 94
Rm 5,1-2.5-8
Jo 4,5-42

A Quaresma é tempo de caminho para a santa Páscoa, Páscoa de Cristo e nossa. Ora, é pelo Batismo e a Eucaristia que entramos misteriosamente na Páscoa do Senhor, no Seu mistério de morte e ressurreição. Por isso celebramos a Noite Santa de Páscoa com o Batismo e a Eucaristia! Pois bem, o Evangelho de hoje é uma belíssima catequese batismal!

Acompanhemos passo a passo este texto de grande beleza. “Chegou uma mulher da Samaria para buscar água”. Essa mulher, essa samaritana, essa pagã, representa os povos não-judeus, os que ainda não conheciam o Deus verdadeiro. Eles vêm, sedentos, procurando uma água que não sacia definitivamente; eles têm de voltar sempre ao poço, buscam saciar a sede de tantos modos, e continuam sempre com sede: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo”. Consumo, sexo, liberdade desenfreada, droga, poder, dinheiro, facilidades... Nada disso sacia de modo definitivo o nosso coração! Jesus provoca a mulher: “Se conhecêsseis o dom de Deus e Quem é que te pede ‘Dá-Me de beber’, tu mesma Lhe pedirias a Ele, e Ele te daria água viva”. Frase estupenda! O Dom de Deus é o Espírito Santo; é Ele á água que jorra para a Vida eterna, é Ele a própria água de Vida eterna! Em Jo 7,37, Jesus convidou: “Se alguém tem sede, venha a Mim, e beba aquele que crê em Mim”. E o Evangelista recorda que do seio do Messias sairão rios de água viva, o Espírito Santo (cf. Jo 7,38). Eis, que mistério impressionante: o verdadeiro poço não é aquele de Jacó, o poço da Antiga Aliança; o verdadeiro poço é Jesus, Nosso Senhor: Ele dá a Água viva, que é o Santo Espírito, Ele é o poço da Nova e Eterna Aliança! Vede, Irmãos: quem é que pede de beber? O Messias, isto é, o Ungido com o Espírito, o doador do Espírito, água que nos sacia de Vida eterna!

Diante disso, a Samaritana – e nós também – suplica: “Senhor, dá-me dessa água!” Esta água só pode ser recebida no sacramento do Batismo! Como aquele outro pedido: “Senhor, dá-nos deste pão” (Jo 6,34). Eis: Batismo e Eucaristia! É assim que a Vida de Jesus imolado e ressuscitado chega a nós! Mas, não se pode receber o Batismo sem se reconhecer pecador, sem confessar seu pecado e buscar a remissão no Espírito Santo que Jesus dá! Quem não se humilha diante do Senhor, quem não se reconhece pecador, não beberá dessa água! Por isso, Jesus revela o pecado da mulher, toca seu ponto fraco, fá-la reconhecer-se indigna, não para humilhá-la, mas para libertá-la com a verdade: “Vai chamar teu marido!” A mulher era adúltera, com vários maridos, como os pagãos, com seus vários deuses! Jesus, então, revela que os pagãos adoram o que não conhecem, porque “a salvação vem dos judeus!” Interessante o ecumenismo de Jesus: não mascara a verdade, não nega a verdadeira fé, em nome de um falso diálogo! A salvação vem dos judeus, porque é dos judeus que Cristo vem – Ele, o único verdadeiro Salvador, fora do qual não há nem pode haver salvação alguma! Há tanto teólogo sabido esquecendo isso! Por outro lado, Jesus anuncia que o judaísmo vai ser superado: “Está chegando a hora em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e Verdade” e não mais em Jerusalém! Eis: quando Cristo der o Seu Espírito, é nesse Espírito de Verdade, Espírito de Cristo, recebido nas águas do Batismo, que a humanidade encontrará a Deus! Esses são os adoradores que o Pai procura, pois a salvação definitiva vem de Cristo, presente nos sacramentos da Sua Igreja católica, sobretudo no Batismo e na Eucaristia! É Nele que judeus e pagãos são chamados a formar um só povo de verdadeiros adoradores!

Finalmente, o misterioso diálogo de Jesus com os apóstolos: “Tenho um alimento que não conheceis: o Meu alimento é fazer a vontade Daquele que Me enviou e realizar a Sua obra”. O alimento de Jesus é levar o Reino do Pai a todos os povos, judeus e pagãos! É o que Jesus acabara de fazer com a Samaritana... E ela está chamando outros até Jesus. Por isso, Jesus diz: Levantei os olhos e vede os campos: eles estão dourados para a colheita! O ceifeiro já está recebendo o salário e recolhe fruto para a vida eterna! Um é o que semeia, outro o que colhe! O Senhor está semeando para que os Apóstolos colham depois da Páscoa! Mas, a conversão daqueles samaritanos é já um sinal e uma antecipação da colheita da conversão dos pagãos. Vede, caríssimos: nós somos a colheita semeada pelo Senhor com Sua morte e ressurreição! Que consolo: somos fruto do trabalho de Cristo, da encarnação de Cristo, dos cansaços de Cristo, da paixão e morte de Cristo, da ressurreição de Cristo!

Que dizer mais? Por tudo isto, “estamos em paz com Deus por Jesus Cristo”. Porque fomos batizados Nele, vivemos na esperança, pois já experimentamos em nós a Vida eterna, pois “o amor de Deus foi derramado como água em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado!” E tudo isso, graças ao que Cristo semeou com Sua morte, tornando-Se grão que dá fruto para a Vida eterna! Eis que prova de amor tão grande o Pai nos deu! Eis em que consiste o Reino que Jesus veio anunciar e trazer! Eis a obra do Pai, que é o alimento de Jesus!

Assim, na sede do nosso caminho de vida e de Quaresma, olhemos para Jesus, aproximemo-nos Dele, o Rochedo que ferido na cruz, de lado aberto, faz jorrar a água do Espírito para o Seu povo peregrino e sedento. O mundo, tão sedento, procura matar a sede em tantas águas sujas, envenenadas, águas que matam! Que nós matemos nossa sede no Cristo, novo Rochedo, que jorra a água do Espírito, que dura para a Vida eterna! Que Ele alimente nosso caminho quaresmal até a Páscoa da glória! Amém.



Um comentário:

  1. Obrigado! Sou portuguesa, vivo em Lisboa.
    Estou a seguir o retiro.
    Gosto muito de ler as homilias para preparar o Domingo. Obrigado!

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!