domingo, 30 de março de 2014

Retiro quaresmal - Na Piscina do Enviado, a Luz! (4)

13Levaram aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, foi num sábado que Jesus fizera lama e lhe abrira os olhos. 15Os fariseus, por sua vez, perguntaram-lhe como tinha recobrado a vista. Ele lhes respondeu: “Ele me aplicou lama nos olhos, eu me lavei e agora vejo”. 16Entre os fariseus, uns diziam: “Esse indivíduo não observa o sábado, portanto não é de Deus”. Mas outros diziam: “Como é que um homem pecador teria o poder de operar tais sinais?” E havia divisão entre eles. 17Então eles se dirigiram de novo ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Ele respondeu: “É um profeta”.

Comentando:

Que tristeza: levam o homem renascido em Cristo, iluminado pelo Salvador, aos fariseus... Como pode o Antigo Testamento ler o Novo? Como podem os odres velhos da Antiga Aliança conter o vinho novo, vinho da Nova Aliança no Espírito, que embriaga e dá Vida?  É o novo que interpreta o Antigo e lhe dá o sentido pleno! Jesus havia prevenido para não colocar o vinho novo que ele trouxera nos odres velhos da Lei de Moisés (cf. Mt 9,17). O mesmo acontece com as seitas ditas evangélicas: tomam o Antigo Testamento ao pé da letra e depois querem que o Novo Testamento caiba aí! Terminam idolatrando a letra de Lei e fazendo guerra, uns por causa de imagens, outros por causa de comida e de sábado, outros ainda por causa de transfusão de sangue e por aí em diante... Não adianta levar um cristão ao judaísmo, levar o Novo Testamento para ser explicado pelo Antigo! O resultado? Confusão!

Observe como os fariseus são incapazes de se admirarem, de se perguntarem se esse Jesus não seria realmente o Messias, se eles não estariam diante de uma maravilhosa obra de Deus! Nada disso: simplesmente raciocinam com os critérios do Antigo Testamento compreendido de modo absolutamente legalístico: Esse homem não guarda o sábado – o sábado como nós o interpretamos; logo, não vem de Deus! E pronto! Observe que alguns, no entanto, deixam-se tocar e se perguntam, tão impressionante foi o milagre que o Senhor nosso realizou. Quanto ao cego, que no início sequer sabia onde estava Jesus, continua seu caminho de fé e agora declara que Jesus é um profeta, isto é, alguém que fala e age da parte de Deus. Ainda não é uma fé madura, plena, mas o caminho catequético vai sendo feito...

Senhor Jesus,
Dá-me um coração generoso
para reconhecer Tua obra na vida dos meus irmãos,
Dá-me a capacidade de ser-Te fiel
Sem, no entanto, ser presa de um legalismo cego,
Que se recusa a ver a amplidão da Tua presença
E da Tua soberana atividade no mundo!
Converte o meu coração:
Alarga-o,
Dilata-o,
Torna-o à imagem do Teu Coração!
Filho de Deus, Luz da Luz,

Tem piedade de mim, pecador!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!