sexta-feira, 28 de março de 2014

Retiro quaresmal – O Poço que jorra a Vida Eterna (3)

9Mas esta mulher, esta samaritana, lhe disse: “Como? Tu, um judeu, Tu me pedes de beber a mim, uma mulher samaritana?” Os judeus, com efeito, não querem ter nada em comum com os samaritanos. 10Jesus lhe respondeu: “ Se conhecesses o Dom de Deus, e quem é Aquele que te diz: 'Dá-Me de beber', tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva”.

Comentando:

O espanto meio indignado da mulher é duas vezes compreensível:
primeiro, um homem desconhecido dirigir-lhe a palavra – e estando os dois a sós. É algo de atrevido: uma certa intimidade que a mulher provavelmente não estava disposta a conceder àquele estranho;
depois, pior: pelo sotaque, tratava-se de um judeu galileu! Era um inimigo! E lhe pede de beber; e lhe faz uma provocação misteriosa, que a deixa cheia de espanto e curiosidade:
Se conhecesses o Dom que Deus tem para dar; se soubesses Quem te pede um pouco d’água!
Se soubesses a Água viva, água de fonte fresca que Eu tenho para dar, tu é que Me pedirias!

Observe, meu Leitor: esta água é o Espírito Santo.! Nunca esqueça: na Escritura, no cristianismo, a água é sempre símbolo privilegiado do Espírito Santo!
O próprio Jesus dirá três capítulos depois: “Se alguém tem sede, venha a Mim, e beba aquele que crê em Mim. Conforme a palavra da Escritura: Do Seu seio jorrarão rios de Água viva” (Jo 37s).
E o próprio Evangelista explica: “Ele falava do Espírito que deveriam receber os que haviam crido Nele...” (Jo 7,39).

Note que esta Água deverá brotar do seio de Jesus. Isto é prefigurado no mistério da cruz, quando o Senhor entregou o Espírito e logo após, do Seu lado aberto, jorraram sangue e água (cf. Jo 19,34).

Portanto, eis o mistério que Jesus começa a revelar-nos: Ele é o verdadeiro poço, Seu Coração é a verdadeira fonte, nascente d’Água viva que jorra uma Vida eterna; e esta água viva é o Seu Espírito que, em nós, dá-nos a Vida divina que sacia todas as nossas sedes!

- Jesus, verdadeiro poço da Água viva e vivificante!
Jesus, verdadeira nascente, verdadeira fonte donde brota para sempre a Água vivificante que alegra a Igreja, Cidade de Deus!
Jesus, que em cada sacramento continuas a nos saciar com a Água de Vida Eterna!

Jesus, Vida da nossa vida,
Jesus, saciedade de todas as nossas sedes,
Jesus, que acalmas nosso coração,
Jesus, repouso de nosso caminho,
Jesus, nossa Vida eterna!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!