quarta-feira, 12 de março de 2014

Retiro Quaresmal - Uma Palavra que tira o nosso coração do nada

VII dia da Quaresma – VI dia de penitência

Nesta terça-feira da I semana da Quaresma, o recorda a Israel a força da Sua Palavra (cf. Is 55,10-11). Como a água da chuva e da neva fecunda a terra e faz nascer a semente, assim também a Palavra que sai da boca do Altíssimo! Ela produz efeito na vida dos que a escutam!

Recordemos que “palavra”, em hebraico, diz-se “dabar”. Ora, “dabar” não é simples sopro de voz, que paz, diluindo-se no ar... “Dabar” é a palavra que exprime e faz acontecer aquilo que exprime, é palavra tornada coisa, palavra feita concretude! “Pela Palavra do Senhor os céus foram criados e as estrelas pelo sopro de Sua boca; Deus disse, e tudo foi feito; ordena e tudo se afirma!” (Sl 33/32,6.9). Assim, aparece claro em toda a Escritura Santa que a Palavra do senhor é onipotente, é criadora, é capaz de tirar tudo do nada, de gerar vida onde vida não há; a Palavra santa do Senhor pode transformar o deserto em pomar e a aridez em torrentes de água...

Agora, caro Irmão, olhe o seu coração... É um terreno, por vezes regado pela Palavra do Senhor, por vezes árido, quando fechado à Sua Palavra santa... Como anda a sua escuta da Palavra do Senhor?
Você realmente se deixa ferir pela Sua santa Palavra?
Guarda-a no coração, de modo que ela plasme a sua vida ou, ao invés, é um ouvinte desatento e esquecido?

Neste início de Quaresma, façamos o propósito de realmente abrir nosso coração teimoso à Palavra do Senhor. Sua Palavra é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes... “Penetra até dividir alma e espírito, junturas e medulas. Ela julga as disposições e  as intenções do coração. E não há criatura oculta à sua presença. Tudo está nu e descoberto aos olhos Daquele a Quem devemos prestar contas” (Hb 4,12s).

Como o próprio Senhor recordou pela boca de Isaías Profeta, Sua Palavra é eficaz, é capaz de converter nosso coração, de fazer a vida brotar nele...

Eu não sei como anda sua vida, como está seu coração... Mas, uma coisa é certa: se você deixar-se plasmar pela Palavra que o Eterno lhe dirigirá nestes dias quaresmais, seu coração será replasmado e sua vida tomará novo vigor...

Façamos o propósito de não acolher em vão os apelos que o Senhor nos dirige! Oxalá possamos dizer como Jeremias: “Quando se apresentavam palavras Tuas, eu as devorava: Tuas palavras eram para mim contentamento e alegria do meu coração. Pois Teu Nome era invocado sobre mim, Senhor, Deus dos exércitos!” (Jr 15,16).
Isso mesmo! Que escutando a Palavra, que deixando-nos ferir por ela a ponto de ter por ela a vida replasmada, o Nome do Senhor, isto é, Sua santa Presença (Sua shekinah) esteja em nós, em nós repouse e nos transforme em Cristo Jesus! Assim, seremos libertados, arrancados verdadeiramente do Nada do pecado, do Nada do vazio dos ídolos, e viveremos na Verdade do Senhor. É da Palavra do Altíssimo que vivemos de verdade! Foi isto que Jesus nos afirmou no Domingo passado: "O homem não vive somente de pão..." Pão, aqui, é tudo que sustenta a vida, tudo quanto nos é precioso neste mundo, tudo quanto nos alegra o coração... Pão são meus bens, as pessoas às quais amo, pão é minha saúde, minha juventude, pão são meus bens, minha família, meu trabalho... Pois bem: "O homem não vive somente de pão! O homem vive de verdade de toda Palavra que sai da boca de Deus!" Eis a vida, eia a luz, eis a plenitude, eis a fecundidade da existência e o gosto do Céu já na terra: a Palavra de Deus em nós! E esta Palavra é Jesus, Verbo de Deu, pleno de Santo Espírito de Vida eterna!





3 comentários:

  1. Amem! Palavras de sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Bonita reflexão essa de Dom Henrique, pois está cheia de sabedoria bíblica. Concordo plenamente com a mensagem e peço ao Divino Espírito Santo que me ilumine e guie nos caminhos do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. D. Henrique deixou de postar as meditações diariamente?

    ResponderExcluir

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!