quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Retiro Quaresmal - Quarta-feira de Cinzas

Do Livro do Profeta Isaías (58,1-12)

Assim fala o Senhor Deus: 1Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do Meu povo e os pecados da casa de Jacó.
2Buscam-Me cada dia e desejam conhecer Meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a Lei de Deus. Exigem de Mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus:
3"Por que não Te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignoraste, quando nos humilhávamos?"
- É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios
e oprimis os vossos empregados.
4É porque ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas.
Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu.
5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?
6Acaso o jejum que prefiro não é outro: - quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo o tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a Glória do Senhor te seguirá. 9Então invocarás o Senhor e Ele te atenderá,
pedirás socorro, e Ele dirá: "Eis-Me aqui". Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão.
12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas;
tu levantarás os fundamentos das gerações passadas:
serás chamado reconstrutor de ruínas,
restaurador de caminhos, nas terras a povoar.

+++

Leia e releia esta Palavra do Senhor. É para você! Deixe-a ecoar no seu coração...
Veja como é uma palavra dura, comprometedora...
Deixe-se toca e ferir por ela!

Logo no início deste santo Tempo, aparecem, juntas, a sede do nosso coração, sede do Senhor: “Nós Te procuramos!”
e, ao mesmo tempo, as exigências de Deus: “Convertei-vos! Procurai-Me sinceramente!”
Não há verdadeira busca de Deus sem o sincero desejo de conversão e sem o combate para realmente converter-se!

Olhe o seu coração, caro Irmão, a sua vida: quão necessitados somos do Senhor! Como a existência é vazia, incompleta, inconclusiva sem Deus!
Se você está lendo estas linhas é porque procura o Senhor, porque já pressentiu que o coração o homem somente no Senhor encontra descanso.

Mas, esta procura pela Face do Altíssimo deve ser sincera, levando-nos a sair de nós mesmos para colocar nossa existência nas mãos do Eterno! Uma procura pelo Senhor sem desejo de conversão, sem combate interior para ajustar nossa vida à vontade de Deus, é falsa e inútil!

Observe que logo no início desta Quaresma, o Senhor coloca um critério muito concreto e surpreendente para provar nossa sinceridade em procurá-Lo: o respeito, o serviço, o sincero compromisso em relação aos irmãos e aos homens em geral!

E isto tem um sentido: o homem é imagem de Deus! Honrar a imagem é honrar o protótipo; desonrar a imagem é desonrar o “original”: “Quem não ama o irmão a quem vê, não pode amar a Deus a Quem não vê!” (1Jo 4,8).

+++

- Senhor Deus, dá-me a graça de viver na santidade e na sinceridade este santo tempo quaresmal!
Abençoa e sustenta o meu propósito de abrir sinceramente o coração para Ti e, por Tua causa, para os meus irmãos, sobretudo aqueles de quem ando afastado ou que para mim se tornaram indiferentes...

+++

Reze. Em que você pode mudar em ralação aos irmãos? A quem precisa de abrir mais? E quais aspectos? De que modo?

+++

Reze o Salmo 49/50... Reflita... Abra seu coração...
Agora, reze o Salmo 50/51
Reze a Oração do Senhor e suplique a intercessão da Virgem Maria com uma “Ave-Maria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Irmão, serão aceitos somente comentários que não sejam ofensivos ou desrespeitosos.
Nem sempre terei como responder ao que me perguntam, pois meu tempo é limitado e somente eu cuido deste Blog.
Seu comentário pode demorar um pouco a ser publicado... É questão de tempo...
Obrigado pela compreensão! Paz no Senhor!